Como saber se seu pet está acima do peso

Pets

A domesticação dos pets fez com que eles absorvam muitos hábitos característicos das pessoas e o pet acima do peso apareceu como resultado de uma alimentação não controlada e do sedentarismo. Na maior parte dos casos, esta doença é de total responsabilidade dos donos, já que são eles que devem dosar a quantidade de ração ideal e estimular o exercício físico do pet por meio de passeio e atividades.

Deixar ração à vontade para o pet não é sinal de carinho, é uma imprudência, pois o pet não sabe mensurar que está ingerindo quantidades exageradas de alimento. Por isso, se este é um hábito, preste atenção neste post e entenda o porquê é tão importante prevenir a obesidade nos pets.

Como saber se o pet está acima do peso

A obesidade nos pets é um dos problemas mais recorrentes hoje em dia. Em um aspecto geral na saúde do animal, a obesidade diminui a qualidade de vida e impacta negativamente em sua longevidade. Com um pet obeso, as viagens ao veterinário podem aumentar, já que o desenvolvimento de uma série de doenças é associado ao excesso de peso.

A modernidade e o estilo de vida mais sedentário fez com que a obesidade se tornasse uma tendência entre os animais de companhia. Alguns donos alimentam seus pets a mais do que o necessário como uma forma de demonstrar afeto.

Os donos pararam de notar que seus pets gordinhos, que possuem a silhueta mais “encorpada”, estão na verdade obesos. Não precisa ser extremamente gordo para enfrentar os problemas do excesso de peso.

Dentre as inúmeras causas para o pet acima do peso, a mais comum é causada pelo desequilíbrio entre a ingestão de energia e o quanto é gasto. O excesso de energia acaba sendo armazenado como gordura. Mesmo que a ingestão de caloria diminua, o cachorro pode ainda assim continuar obeso. Muitas vezes refletindo o estilo de vida mais sedentário da modernidade, a falta de exercício associada a uma dieta de alto índice calórico pode deixar o cão obeso.

Cães idosos, que normalmente apresentam uma diminuição na capacidade de se exercitar, têm mais chances de ganhar peso. Uma dica é pesquisar qual o peso ideal para a raça do seu cachorro e compare o número com o peso atual do seu animal. O BCS (Body Condition Score), pontuação da condição corporal, é uma forma não invasiva de descobrir se o seu cão está obeso. O BCS mais comum é o sistema de 9 pontos, no qual 4/9 e 5/9 estão no peso ideal, 6/9 e 7/9 são considerados acima do peso e 8/9 e 9/9 são obesos, com o cachorro pesando mais de 30% de seu peso ideal.

Observe o seu pet de lado, a maioria dos pets têm um perfil de abdômen mais esguio. Se tudo que você sentir enquanto apalpa o seu pet é gordura na lateral, ou se o seu perfil se assemelha ao de uma salsichinha no lugar de ser mais esguio, é possível que o seu pet esteja acima do peso.

Dieta correta

Como dono, o seu papel é fundamental no combate contra a obesidade do seu pet. Ele precisa da sua disciplina e auxílio contínuo para conseguir chegar ao peso ideal. Animais que estão acima do peso costumam ingerir mais calorias diárias do que o necessário.

Converse com o seu veterinário para determinar as necessidades calóricas diárias que o seu pet precisa, levando em consideração fatores como raça e porte. Há rações desenvolvidas especificamente pra pets que estão acima do peso, balanceadas com menor teor calórico. Aumentar a atividade física pode contribuir imensamente na perda e na manutenção de peso. Exercícios regulares queimam calorias, reduzem o apetite e aumentam o nível metabólico em descanso.

Perder peso pode ser um desafio, ainda mais quando o seu pet está acostumado a comer muito e frequentemente. Algumas atitudes suas podem ajudá-lo e tornar o processo mais fácil. Por exemplo, remova o pet da sala quando a família come, alimente o seu pet com pequenas refeições diversas vezes ao dia, dê a comida e as guloseimas só no comedouro, reduza as guloseimas. Os cães não devem comer mais de 10% de sua caloria diária em guloseimas.

Pra aumentar a longevidade do seu pet é fundamental dispor de alimentação saudável. Somente com o apoio de todas as fontes de vitaminas e minerais você garantirá a saúde dele, nós da Prapet fornecemos os melhores produtos, das melhores marcas, pra você garantir a saúde do seu pet.

Post anterior
Nutrientes fundamentais para o seu cachorro
Menu